Sobre o Artista

Minhas madeixas falam um pouco da minha idade e de tudo aquilo que já vivi nos últimos pouco mais de 45 anos. E olha que tem história. Desde o curso técnico de Artes Gráficas, Faculdade de Jornalismo, Cursos de Fotografia, Regência de Coral e bandas musicais na igreja. Sim, tem muita coisa.


Mas eu vou te contar como tudo começou. Minha mãe era a fotógrafa da família. Em tudo o que era festa, lá estava Dna Benedita com sua câmera. Até enchia o saco, sabe, em uma época que não existia os celulares de hoje, mas minha mãe, era a fotógrafa oficial.


Acompanhando tudo isso, aos meus 14 anos, por meio de uma bolsa de estudos no SENAI, eu consegui comprar minha primeira câmera fotográfica. Nossa, eu me achava o máximo no colégio. Era como ter um o último Iphone nos dias atuais.



E ela, mamãe super poderosa e empoderada foi minha primeiro modelo. Vamos dizer que não era lá muito sensual, né, mas eu conseguia fotos dela com um lençol enrolado ao corpo. Temos até hoje essa foto em um Porta Retratos aqui na sala da casa dela em Sorocaba.



E foi na Fotografia Profissional de Casamentos, que eu aprendi mais sobre PESSOAS, sobre como falar e ouví-las. Um casamento é muito complexo, nada se repete, não tem replay e o fotógrafo não pode errar.



O tempo foi passando e continuava sentindo que faltava algo ainda para eu fazer pelas mulheres. Sabe aquela vontade de criar algo para alguém e ouvir um PQP ROGER, SOU EU ??? ESTOU INCRÍVEL ! ! ! Ainda faltava alguma coisa pra mim.



A primeira vez que eu fui há um Motel foi para fotografar. Levava dois rolos de filmes e uma amiga que adorava fotos também. Ela era minha modelo. Me sentia um JR. Duran, grande fotógrafo da Sensualidade no Brasil.



Mas foram as mulheres não profissionais da moda, não MODELOS, que mais me tocaram. Elas eram como a minha mãe, não tinham um corpo perfeito e não tinham o ego de uma modelo. Uma modelo vive para vender a sua imagem. Minha mãe, minhas amigas, e você, tem filhos, é casada e muitas vezes tem um corpo normal, com estrias, celulites, barriguinhas e etc.



E foi assim que meu trabalho nos Ensaio Sensuais Femininos foi tomando forma e se tornou esse Projeto tão especial que é o ATMOSPHERA ENSAIOS. Pois foi onde eu descobri que consigo levar muito mais que uma FOTO, mas consigo levar a todas essas mulheres o empoderamento, uma melhora na sua Auto Estima e Auto Imagem.


Foi ao som de muita música, risos, caras e bocas que eu a maquiadora Ágatha criamos juntos um conceito, uma estética. Não teria nome melhor para o clima que nós criávamos juntos: ATMOSPHERA. Afinal, o que seria um espaço em branco, tomou forma.


Com o tempo eu fui construindo quem eu sou hoje aos 45 anos. Além de criar o conceito de Luz e Sombras que admiro muito no teatro, em shows. Minhas inspirações também tem também como referências fotógrafos como Henri Cartier Bresson, Helmut Newton, Platon, David La Chapelle, Annie Leibovitzum. Incríveis Retratistas.


E uma das iluminações que mais me inspiram artisticamente é a Fotografia de Cinema e do Teatro. Ela foca a atenção sobre o ator em todo o momento e não no cenário como um todo.

RETRATAR alguém como diz Bresson: "Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração" .

E inspirado nele, eu criei a minha frase preferida:

"Você não se torna um fotógrafo baseado no equipamento que você utiliza. Você se torna um fotógrafo quando deixa de ver com os olhos e começa a enxergar com o coração"


E é para vocês MULHERES que me dedico 100% do meu trabalho e minha vida.


Você jamais sairá do nosso Estúdio como você entrou. Essa é a nossa promessa.


ATMOSPHERA ENSAIOS - A LIBERDADE DE SER VOCÊ.



Embarque com a gente nessa viagem. 



Clique no botão no whatsapp



Roger Soares





Siga-nos