20/04/2022 às 00:44

O MEDO DO "PESSOALMENTE"

42
2min de leitura

A cada dia mais somos trocados por máquinas. Desde uma lanchonete, um delivery e tantos outros sistemas os quais somos atendidos por sistemas virtuais e eletrônicos...disque 1 para.....e por aí vai.

Mas o que era antes um sistema para ajudar um atendimento telefônico apenas, está se tornando real nas relações interpessoais.

Se torna quase um pecado mortal você ligar para alguém. Estamos eliminando vários sentidos cinestésicos ao trocar uma voz, um encontro, por um texto, um código ou emoji....e olha que adoro emojis.

Se torna chato e até inconveniente para alguns receber um bom dia no prédio, no elevador. Comportamentos ligados há modos de educação estão sendo substituídos pelo silêncio. A energia pessoal está sendo transportada por um conjunto de comportamentos virtuais. Nas Redes Sociais sorrimos, damos risadas, empoderamos e também vivemos um mundo que nem sempre é nosso.

E muitas vezes ao cruzar com essas pessoas no mundo real, não há assunto. A conversa morre. A empatia vai perdendo o brilho. Falamos todos os dias em serviços e recursos tecnológicos autônomos que vão substituindo cada vez mais o Ser Humano por máquinas. Já vivemos isso na Revolução Industrial e seguimos forte. O mundo segue firme nesse rumo, firme e forte em rumo a quase total mecanização.

Mas eu me pergunto, como nos relacionamos com nossos colegas de trabalho, com nossos familiares? E quando a dor bate e a tristeza vem. Não seria um abraço mais acolhedor à um emoji de coração ? E quando nossas variações hormonais agitam nosso corpo, precisamos de colo ou de um texto pronto, um print ?

Toda e qualquer evolução que elimina um SER HUMANO do seu papel é perigoso a médio ou longo prazo. Hoje foi a atendente da lanchonete, amanhã serei eu ou você.

Que mundo estamos criando ? Que relações estamos pensando para nossos filhos e netos ? Creio que é na dor que o HOMEM vai em busca da sua essência. Mas infelizmente é só na dor. Basta ver quantos centros religiosos estão cheios. Cheios de gente carente, cheiro de gente querendo às vezes só um abraço, querendo só ser acolhido, ou ainda o mais dolorido, querendo apenas ser ouvido.

Que mundo você quer para você ?

20 Abr 2022

O MEDO DO "PESSOALMENTE"

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Nós do Atmosphera Ensaios gostaríamos de saber um pouco mais sobre vc. Se apresente, diga seu nome por exemplo ! Agora é a sua vez, bora perder a timidez.
Logo do Whatsapp